O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard

O Inferno de Gabriel é o primeiro volume de uma trilogia no qual é demonstrado o quanto que é difícil vencermos os nossos demônios quando queremos nos entregar completamente a uma pessoa que acreditamos merecer sempre o nosso melhor.

A capa do livro é muito atraente, pois aparenta que teremos uma história quente, cheia de romances, reviravoltas, passados sombrios e coisas temerosas. Isso chega a enganar um pouco, principalmente na parte da história ser quente, pois todo o livro é em grande parte de um morno para frio; sem grandes emoções e chegando ao ponto de pensarmos que está demorando para alguma coisa realmente acontecer.

Julia é uma personagem complicada de entender, tem 24 anos e mesmo assim possui uma timidez extrema, olhando sempre para os seus sapatos e mordendo os lábios mesmo que o assunto seja besta como, por exemplo, falar que gostou de algum acessório que ela está usando. Tudo bem que existem pessoas tímidas, mas ela passa dos limites e o seu comportamento, muitas vezes, é conflitante.

Em certo momentos Julia está desesperada de timidez, medo e vergonha pelo que está acontecendo e do nada nasce uma selvagem dentro dela que peita todo mundo e não tem medo de falar as verdades, coisa que logo passa e ela volta à sua reclusão, mas ela nunca se arrepende verdadeiramente de ter jogado as verdades na cara de alguma pessoa.

Gabriel no começo parece ser um carrasco insuportável, o que em pouco tempo também modifica e percebemos que ele vive uma batalha interna para realmente encontrar a sua personalidade, mesmo ele tendo mais de 30 anos e uma vida cheia de experiência.

Uma coisa interessante que a autora utiliza para que fiquemos curiosos e não larguemos o livro é o mistério, tanto a vida de Julia como a de Gabriel é cercada de mistérios, coisas não reveladas e que nos deixam com a mente aguçada para descobrir o que deve ser tão terrível a ponto de existir o momento certo para ser contado.

A ostentação presente na trama no começo irrita muito, a todo momento Julia fica reparando nas marcas das coisas, até mesmo no óculos que o professor usa, fatos que são desnecessário para que a narrativa fique atraente. Acaba acontecendo o contrário, as diversas menções de marcas caras (algumas que não são comercializadas no Brasil), dão uma certa raiva e repugnância da futilidade da personagem.

Uma coisa fantástica que ao mesmo tempo impressiona e também não condiz muito com o que o livro deseja passar, mesmo sendo em um ambiente universitário, é a riqueza de cultura. É óbvio que temos menção a Dante em todo livro, afinal, Julia está fazendo mestrado no escritor. O que impressiona são as outras obras que aparecem, as diversas referências à música clássica, artes e diversas outras coisas culturais que podem muitas vezes passar batido pelas pessoas que não conheçam a riqueza do que está sendo mencionado.

Mas, a vantagem de toda essa cultura embutida nesse livro, é que muitas pessoas talvez se interessem por cultura clássica e acabem procurando saber mais sobre o que for mencionado, o que é um fato muito bom quando temos obras que prometem ser sucesso de vendas.

O romance de Julia e Gabriel é complicado e enrolado. Existem diversos problemas desnecessários (que não deveriam ter tido tanta importância) e os mais sérios poderiam ser melhor explorados.

Julia é a personagem que mais cresce no livro, ficando madura conforme as coisas vão acontecendo, ao mesmo tempo que sempre fica o resquício de timidez e falta de segurança em sua personalidade. Já Gabriel, mostra que pode ser muito mais amável do que aparenta no começo, isso quando é tratado da forma correta.

Recomendo o livro para as pessoas apaixonadas por romances leves e sem muita emoção.


19 comentários:

  1. Oi Jéssica, já tinha lido outras resenhas deste livro e ele me agradou. Quero ver se leio também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Mesmo que você tenha explicado a história e mostrado pontos positivos, não me interessei pelo livro. Deixo a dica anotada, mas lerei apenas quando não tiver outra coisa mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA como assim Romance leve?
    Não era pra ser erótico? HAHAHAHA
    Olha essa história do professor até tinha me empolgado mais com o livro.
    Espero não me decepcionar!

    Bom feriado!

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana,
      Para você ver. Eu também fiquei meio, digamos que, decepcionado em ler algo erótico e não me deparar com isso. Mas a história parece que irá esquentar nos próximos volumes.

      Excluir
  4. Eu amei essa capa Jazz! Mas depois do que conversamos decidi não pedir =P Mas fiquei interessada nas descrições que você mencionou... Adoro quando me mostram cultura que não conheço! Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, essa foi uma das coisas que mais me agradou no livro, provavelmente vai te interessar muito e dar vontade de ler Dante. Beijos e ótima semana pra você também.

      Excluir
  5. Acredito que o meu pensamento a primeira vista da capa tenha sido bem parecido com o seu no início. Eu imaginava algo bem agitado, etc. Adoro livros que fazem referências à outras obras, porque como disse, pelo menos para mim, desperta uma vontade de pesquisar e conhecer mais sobre as obras. Vamos ver o que vou achar :)

    Julio Cesar Vieira

    ResponderExcluir
  6. Nossa... esse livro parece ser muito maneiro! :-)

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito dessa onda de livros hot que tem por ai, nem li 50 tons e nem quero ler, e nem estou querendo ler muitas series mas essa parece ser muito boa ainda mais citando outras obras, estou bem curiosa pra ler .

    ResponderExcluir
  8. Apesar da capa ser linda nubca me interessei pelo livro , mas a poucos dias li a sinopse e algumas resenhas e me apaixonei eu simplesmente preciso ler este livro.Parabens pela resesha.
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    A sua resenha foi a mais diferente de todas que eu li até hoje sobre esse livro. Porque eu tinha a impressão de que a história fosse bem sensual, e com personagens fortes e marcantes. Mas você me passou uma outra perspectiva da história que eu não sabia que existia. Foi bom ter lido sua resenha, é bom saber opiniões diferentes. Mas mesmo assim tenho muita curiosidade em ler o livro pra tirar minhas próprias conclusões
    Bejos!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler este livro a historia é interessante e sua resenha me deixou ainda mais curioso.

    ResponderExcluir
  11. Veeeeeeeeelho, quero muito muito muito ler esse livro. A princípio eu pensei que era a estória do anjo Gabriel ou alguma coisa assim. Confesso que gosto de estórias com romances entre professora-aluna (:
    Amei a resenha e estou muito curiosa com relação ao livro.

    ResponderExcluir
  12. Estou bem interessada nessa história, mas é verdade que muitos dos eróticos atuais não são tão hot assim. Mas me parece uma boa história e essa menção ao clássicos parece ser bem bacana.

    ResponderExcluir
  13. LI parte do livro no computador, e gostei, mas quero muito continuar a leitura com o livro em mãos :P sausahusa! :D e parabééns pela resenha, ficou ótima e dá mais vontade ainda de ler :)

    ResponderExcluir
  14. Há muito tempo que estou querendo ler esse livro.
    Depois da sua resenha a curiosidade aumentou, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Estou querendo muito ler esse livro. Principalmente porque é o gênero preferido.
    Gostei bastante da resenha, ando muito curiosa em relação a ele.
    Adorei ficar sabendo que os dois se conheciam antes, e que o livro faz uma breve analogia a história de Dante.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ola!!
    Gostei muito da sua resenha, foi bem sincera ^^
    Uma coisa que eu devo ressaltar antes de tudo é que o livro não é uma história Erótica, o livro em si não erótico e sim sensual, não gosto muito quando as pessoas falam isso, enfim, foi um dos livros mais confusos que eu já li, embora tenha gostado muito da história, mas teve algumas coisas no livro que eu não gostei foi o fato de a Julia sempre "abaixar a cabeça" e deixar o Gabriel falar mal das coisas que eu faz, ela é muito tímida e isso prejudicou um pouco o livro, e as vezes chegava a ser cansativo. Outra questão foi o Gabriel ser muito arrogante pro meu gosto, o cara insuportável rs, embora no decorrer da história vamos descobrindo o porque dele ser assim. Mas o que me apaixonou nesse livro foi a história de Dante e Beatrice, achei muito linda e fiquei bem curiosa pra ler mais sobre ela, as citações das poesias, e a forma como ambas as histórias se interligam é FANTÁSTICO.
    Estou muito ansiosa pra ler a continuação!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ja li esse livro a algum tempo e gostei de saber que tem uma opiniao parecida com a minha. Achei certas situacoes muito forçadas e Julia, nossa que irritante, acho ruim essas mocinhas desses romances serem assim, cade as cheias de atitude eim? Os misterios gostei tambem e quando o livro foi ficando bom… ACABOU! Tipo, fiquei esperando o livro todo por algo e nada, aff frustante
    Espero que os outros volumes sejam melhores.
    bj

    ResponderExcluir