22:08
2
Osíris: Deus do Egito
Esse é o segundo livro do Marcelo Hipólito publicado aqui no blog, o primeiro foi Lúcifer: O primeiro anjo.

Uma coisa que chama já a atenção logo de cara é a capa do livro que consegue remeter bem ao Egito Antigo, ainda mais se repararmos nos detalhes da borda superior com diversos Deuses em hieróglifos, além do papiro que lembra bem a época e a escolha das fontes, com um título simples e atraente que chama a atenção de todas as pessoas apaixonas pela mitologia. 

Assim como em seu primeiro livro, Hipólito mantém o seu estilo de narrativa descritiva (sem exageros), em terceira pessoa e com a sensação de que alguma pessoa está nos contando uma história, o que nos envolve e torna toda a história atraente.

Osíris é um livro feito para pessoas que se interessam na mitologia egípcia e preferem um livro mais maduro e sem enrolações para falar o que realmente importa, que é explicar como que foram as coisas para os Deuses egípcios.

Conseguimos desde o início perceber que Marcelo fez uma pesquisa detalhada sobre tudo que possuímos conhecimento da mitologia egípcia, conseguindo demonstrar como ela é uma das lendas mais belas e ao mesmo tempo cruel que existe em toda a história.

Devido ao detalhamento de fatos, em certos momentos conseguimos ficar com nojo quando são demonstradas as crueldades dos Deuses, ainda mais que os egípcios são Deuses que apesar de possuírem poderes e forças sem limites, são cheios de sentimentos bons e ruins, o que os torna mais humanos e com que nos sintamos mais próximos deles.

No geral, Osíris é um livro de leitura rápida, mas algumas pessoas podem se sentir confusas em seu início devido a apresentação de diversos personagens rapidamente em um estilo que lembra, e muito, Silmarillion do Tolkien.

Para pessoas que podem estar esperando uma literatura estilo Rick Riordan, que hoje se tornou referencia em mitologias com seus livros infanto-juvenis, se deparará com algo completamente diferente, mais completo e complexo, caso não esteja acostumado com leituras mais densas, mas não irá se arrepender de se aventurar pela magia desse mundo que instiga tanto a sociedade até os dias de hoje por causa de seus mistérios que não conseguem ser explicados com convicção até os dias de hoje.

Recomendo o livro para todas as pessoas que apreciam mitologia, em especial a egípcia, que gostam de livros históricos e querem uma leitura que te consome e não deixa vontade de largar o livro.

2 comentários:

  1. Jessica!
    A resenha está fidedigna com o enredo do livro, é bem isso...
    O livro é intenso e profundo, recomendo aos estudiosos e curiosos sobre mitogia.
    Bom feriadão!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy!
      Me sinto lisonjeada com um comentário como o seu.
      Obrigada e espero que seu feriado tenha sido ótimos.
      Beijosss

      Excluir