22:31
3
Starters - Lissa Price

Infelizmente, acontece de as pessoas muitas vezes falarem muito bem de um livro e você esperar tanto que acaba se decepcionando, nem que seja pelo menos um pouco. E foi isso que aconteceu em Starters.

Com a moda de livro distópicos YA e com personagens principais feminino em alta, acabamos nos deparando com Callie, uma menina que lembra muito Katniss (personagem principal de Jogos Vorazes), devido a sua personalidade forte e até um pouco petulante de sempre fazer o que tem vontade, não pensando muito nas consequências que isso terá na vida de outras pessoas.

Assim como nos Jogos Vorazes, o livro também é narrado em primeira pessoa, o que pode ser muito bom por podermos ver profundamente os sentimentos e pensamentos do personagem principal, mas também ruim pelo mesmo motivo. Quando temos uma narração em primeira pessoa, não conseguimos às vezes avaliar se ela toma as melhores atitudes e se é realmente o correto em toda a história.

A temática é super atrativa, mundo pós-guerra onde grande parte das pessoas morreram. A tecnologia é avançada e as pessoas conseguem viver muitos anos (mesmo), ao mesmo tempo que muitas crianças ficaram órfãs e vivem como cães nas ruas.

Callie é uma dessas crianças, vive andando pelo mundo, tentando sobreviver a cada dia que passa, protegendo seu irmão mais novo, o Tyler, que possui a saúde bem delicada e precisa ser bem cuidado.

A premissa da história é ótima, com boas reviravoltas, personagens bem formulados e diálogos envolventes. Por todo o livro ficamos pensando se a Callie está correndo perigo de vida devido as coisas que acontecem, o que nos deixa apreensivo e querendo saber mais sobre o que realmente está acontecendo, já que junto com isso temos a sensação de confusão e como se estivéssemos perdidos.

O problema de Starters é que muitas ações são forçadas ou previsíveis e isso vai acabando nos deixando um pouco cansados, ainda mais se você for aquela pessoa que já leu tudo que é livro distópico atual.

Callie é uma menina birrenta, que faz de tudo para conseguir o que quer e bate o pé quando não concorda com alguma coisa, atitude um pouco irritante em adolescente, mas que é bem comum de vermos por aí. O problema é que na vida real esses adolescentes podem bater o pé, mas o adulto que dará o ponto final, principalmente por causa de suas atitudes inconsequentes.

Em certos momentos falta um pouco de lógica no enredo, informações e até mesmo erros de continuidade, o que acaba fazendo com que a história ainda perca alguns pontos.

O romance acaba sendo bem clichê pelo livro, porque lógico que isso não poderia faltar, mas ele dá uma apimentada ao livro, mesmo aparecendo pouco durante a história.

Em sua maior parte, passamos na companhia de Callie e as suas emoções, confusões, pensamentos e atitudes, ela não é apenas o personagem principal dessa história, ela é praticamente a história principal, principalmente por causa do fato de os outros personagens aparecerem pouco e não serem muito desenvolvidos durante a trama.

Starters é um livro de fácil leitura, que mesmo com alguns defeitos devido aos calos criados pro todas as distopias já lidas, acaba valendo a pena de ser lido, em grande parte pelo fato de a tecnologia ser super avançada e termos que imaginar muitas coisas que ficaram para os próximos livros.

Provavelmente algumas superficialidades que nos deparamos durante o decorrer da história, serão explicados com mais detalhes nos próximos livros, ainda mais que tudo acontece praticamente correndo no primeiro volume, mesmo nos momentos em que a personagem se pega pensando sobre o que está acontecendo, é tudo muito rápido, o tempo voa praticamente.

Lissa Price consegue colocar algumas temáticas de modo bem simples no livro, que se não prestamos atenção podem passar desapercebidos, como a discussão sobre o desejo de se alcançar a beleza a qualquer custo, mesmo que para isso você precise de certo modo doar a sua vida. 

Os momentos finais do livro são de tirar o fôlego, foi nesse ponto que a história conseguiu ganhar uns pontos a mais comigo. Conseguindo nos deixar curiosos sobre o quanto que o mundo de Callie está avançado em tecnologia e o quanto eles conseguiram ficar em segurança.

Mesmo com todas essas críticas que coloquei aqui na resenha, Starters um ótimo livro para passar o tempo, possui bons momentos que nos deixam apreensivo e provavelmente os próximos volumes serão muito melhores, com muitas respostas que ficamos curiosos com esse início emocionante de falta de controle sobre a própria vida.



3 comentários:

  1. O M G ... que sinopse confusa @-@ Mais me confundiu que esclareceu ou me deixou curiosa. O único que captei é que parece uma distopia com um toque de mercado negro de jovens prostitutas q

    Quando você menciona: "Em certos momentos falta um pouco de lógica no enredo, informações e até mesmo erros de continuidade, o que acaba fazendo com que a história ainda perca alguns pontos."

    Falha lógica seria, o decorrer dos fatos em ordem cronol[ogica, ou, sair de um ambiente e estar em outro em poucos segundos? XP

    Starters é uma trilogia?

    OOHHHH, concluindo, gostei da resenha (você foi bem direta quanto a sua opinião). Prefiro resenhas sem floreios mesmo... nesta você não citou nenhum quote. Me deixou curiosa para perguntar: não achou nenhum interessante, ou preferiu não colocar? E se preferiu não colocar, porque?

    Só curiosidade hehe

    Beijão!



    ResponderExcluir
  2. huahuhuahua tem nada de prostituta no livro Vamp, as pessoas doam seus corpos para que pessoas mais velhas vivam nos corpos delas, uma coisa meio ficção científica.

    Seria sair de um ambiente e estar em outro poucos segundos depois, isso para entender é mais lendo, existe uns períodos digamos que de vazio.

    É trilogia sim, como tudo que tem sido lançado, para nosso desespero.

    Preferi não colocar porque a resenha já estava enorme ahuahuahauhauhua.

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhh, agora entendi, obrigada hehe Me senti muito tapada agora ¬¬ Enfim... vou ter que conferir, o pessoal tá em peso falando que é uma nova onda né? Vai que eu gosto haha E como você disse, tem que esperar mais pra frente pra ver se melhora...

      AAHHHHHHHHH, entendi u_u DAMN, da próxima e quero quotes u_u Hum.

      Beijão

      Excluir