20:35
5
A Menina que Brincava com Fogo

A menina que brincava com fogo é o segundo volume da trilogia Millennium, sendo que o primeiro livro foi a pouco tempo para as telonas de cinema e a versão literária teve resenha aqui no blog, o nome dele é Os homens que não amavam mulheres.

Assim que acaba o primeiro livro nos sentimos completos e sem a necessidade de uma continuação, não possui um final aberto e o enigma inicial foi solucionado, tendo diversas vertentes de mistérios que são todos solucionados e Mikael volta à sua vida normal, assim como Lisbeth.

Mesmo com esse final conclusivo, Stieg Larsson conseguiu elaborar uma história que nos prende tanto quanto o primeiro volume e instiga a curiosidade a todo momento.

Diferente dos homens que não amavam mulheres, nesse livro nos damos com uma calmaria anormal para a vida de nossos personagens, chegando até mesmo o momento de acharmos que não existirá nenhum mistério e aventura que une os dois novamente. Depois de um bom tempo começamos a ter indícios sobre as intenções do Larsson e quando finalmente chega o ápice de início da trama, ficamos sem conseguir acreditar que o autor possa realmente estar falando sério sobre as coisas que acontecem.

O interessante é que do mesmo modo que no primeiro livro nos deparamos com os debates de moral, ética e até mesmo assuntos que consideramos tabu serem debatidos em nosso dia, também aparecem nesse segundo volume, com novas temáticas que nos fazem refletir sobre nossas opiniões. Esses temas sempre são demonstrados de modo leve, não exatamente na história, mas como são dispostos na narrativa, fazendo com que não sejam um grande impacto e agressivo, de modo que podemos analisar aos poucos o que pensamentos exatamente sobre o assunto.

Mesmo os personagens principais sendo sempre Mikael e Lisbeth, ela acaba sempre roubando cena e ganhando maior destaque devido a sua personalidade e um jeito bem peculiar de lidar com as pessoas, além do modo que leva a sua vida. Nesse volume descobrimos mais sobre essa mulher que é tão reservada e vive lutando para que as pessoas não se aproximem demais, revelando que muito de sua história formou o seu jeito de ser com o mundo ao seu redor.

O desenrolar da trama é sempre surpreendente, com novos elementos que assustam e nos deixam pasmos, querendo saber mais explicações sobre o que está acontecendo e como aquela simples coisinha irá modificar todo o rumo da trama até sua conclusão.

Recomendo, principalmente, para as pessoas que gostaram do primeiro volume da trilogia, para quem gosta de literatura policial e livros envolventes, mas não deixem de ler o primeiro livro, porque se não fica difícil a compreensão.


5 comentários:

  1. oi
    sei de mtas pessoas q estão loucas pra ler o livro e q se apaixonaram pelo filme, mas a vdd é q eu n tenho mto interesse nele :x n sei pq, as vezes pego birra de uns livros e depois qnd dou uma chance me apaixono hehehe fiz isso com jogos vorazes, qm sabe um dia dou uma chance pra ele!

    espero sua visita e comentarios no meu blog
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero realmente que você supere essa birra e dê uma chance ao livro Juliana, pois realmente merece atenção. JV é ótimo também.

      Beijosss

      Excluir
  2. O link para a resenha do primeiro livro está faltando o "as" em "Os Homens que Não Amavam as Mulheres". HAHA Sorry, só comentando.

    Eu queria muito ler a série desse autor (não sabia que havia morrido), então vim procurar algumas resenhas daqui. Na primeira resenha (do primeiro livro da série), você comenta que a leitura é cheia de discussões sociais e que no começo é massante. Porém, você fez este comentário: "Uma coisa que me deixou bem curiosa é de como será o próximo livro, o livro acaba de um modo bem fechado, não consegui achar abertura para uma continuação, mas assim que possível, com certeza vou pegar ele para ler e conferir isso."

    E eu gostaria de saber se a história realmente fecha no primeiro ou abre algumas portas para o segundo. Históriais distintas com mesmos personagens, ou puxa um gancho do primeiro livro?


    Porque você comentou nessa resenha que o "passo" do livro é diferente: mais calmo.

    Curiosidades à parte HAHA Você viu o filme do primeiro livro?! Se sim, gostaria de saber sua opinião quanto à ele. Foi fiel ao livro, ou deixou muito de fora? (como Harry Potter XP).

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vamp, quantas perguntas, vamos por partes.

      Bem, vou deixar faltando esse "as" mesmo porque dá para entender, né? ahuahauhau

      Esse comentário eu fiz sobre o primeiro livro. Olha, ele realmente tem um final fechado e não sentimos necessidade de um complemento, mas esse segundo consegue retomar o fio da meada e nos envolve novamente com os personagens. Então não tem como ler esse segunda sem ler Os homens que não amavam as mulheres.

      As histórias dos livros são distintas, mas possuem os mesmo personagens principais, acredito que por toda a trilogia (já que falta eu ler o último) nos deparamos com a Lisbeth e o Mikael.

      Vi o filme sim, tanto o sueco quanto o americano. Os dois são ótimos, foram bem fieis ao livro e como sempre deixa uma coisinha de fora, né? Mas nada que faça tanta falta assim, depois que terminar de ler o livro eu recomendo que você assista as duas versões.

      Beijãoo

      Excluir
    2. HAHAHA, eu me empolguei ^^''

      Claro, sem problema XD

      Interessante, pois há poucos livros que fecham histórias e começam outras. A maioria são séries, com uma linha de raciocínio contínua. Já me deixou + curiosa agora HAHAH 8D

      Eu também vi os dois, apesar que gostei mais do americano. Eu sei que o sueco saiu primeiro e tal'z, mas a ação do americano me conquistou (apesar de ambos serem filmes ótimos). Ai, ai, já até falei para algumas amigas minhas... eu vou ser diretora de cinema só para fazer uma adpatação fiel de algum livro de tanta raiva que eu tenho desses diretores que cortam algumas coisas u_u HAHAHAHAHA

      Obrigada pela resposta, beijão!

      Excluir