22:53
1
Um Mundo Brilhante
A primeira coisa que não pode-se deixar de falar acerca desse livro é a capa. A Editora Novo Conceito fez um trabalho lindo, pois toda ela é brilhante e chama muito a atenção.

Depois dessa primeira observação, vamos falar sobre o livro em si.

Assim que se lê a sinopse desse livro, imaginamos uma história bem emocional e cheia de reflexões, afinal deve ser muito traumatizante encontrar alguém falecido em frente a sua porta. Além dos questionamentos pessoais do personagem principal, também pensamos que nos depararemos com um livro de suspense e uma possível investigação sobre o ocorrido.

Os olhos dele estavam fechados e cobertos com sangue coagulado, com hematomas escuros ao redor. O nariz estava torto, quebrado em um ângulo que seria impossível para a anatomia humana, e com dois filetes de sangue coagulado, saindo de cada uma das narinas e escorrendo até a boca. Seu lábio inferior estava azulado e inchado, com um corte ao meio. E, lentamente, um fluxo constante de sangue começou a escorrer das suas orelhas, com o vermelho escuro crescendo como um flor horrenda desabrochando sobre a neve. p.14

Nenhuma dessas primeiras impressões foram demonstrada no decorrer da história. O começo é realmente emocionante, pois o Ben se mostra muito interessado em descobrir o que pode ter ocorrido com o menino que ele encontrou em sua porta, mas em pouco tempo ele acaba "tendo" que deixar de lado essa história.

Ben é o típico ser humano acomodado que trouxe o brilho e sonhos de sua adolescência para a vida adulta, em consequência disso acaba tendo uma instabilidade emocional muito grande e não consegue ficar realmente preso à alguém.

A princípio, ele tinha bons motivos, pois precisavam economizar dinheiro se quisessem ter a cerimônia de casamento que ela desejava. Depois, a mãe de Ben faleceu, e ele precisava de tempo para assimilar aquilo. Depois, ele sugeriu que seria melhor se já tivessem a própria casa antes de se casarem, porque que isso lhes traria mais estabilidade... Vamos esperar até o verão. Até o outono. Não, até o inverno...Hoje, o anel de noivado havia se tornado um lembrete constante da maior promessa que ele havia quebrado. p.19

A noiva de Ben, Sara, também possui muitos defeitos. É uma garota que sempre teve tudo de mão beijada pelos pais e sempre que possível recorre a eles.

A narrativa do livro é fácil e chega a ser envolvente, tirando alguns momentos que se torna monótona devido a falta de fatos novos.

Não existe quase a investigação sobre a morte do garoto, no começo existe a animação, mas aos poucos, talvez devido a outros fatos que ocorrem na vida de Ben, ele acaba deixando de lado e em seus súbitos ataques lembrando que precisa resolver esse mistério.

Não são os fios individuais que compõem as imagens, mas a maneira como eles são traçados. Assim é a arte. Assim é o sonho. p.96

Para falar exatamente o que o livro é, é simples. Um Mundo Brilhante fala sobre um cara que não consegue ser constante, adora um frio na barriga emocional e é noivo de uma mulher que deseja muito a sua atenção, mas não sabe como fazê-lo.

Em nenhum momento existe um reflexão profunda sobre Ben realmente pertencer ou não ao lugar que está, ele acaba aceitando as coisas muito fácil e não reflete, como imaginamos que seria, na hora de tomar uma decisão.

Na manhã seguinte, quando ele acordou esfregando os olhos, a primeira coisa que viu foi a pedrinha cor-de-rosa ao lado do geodo que havia comprado no museu de história natural, e a sua luva de beisebol. Preferiria morrer. p.256

A história passa sem grandes emoções e é um bom livro para passar o tempo. Não possui muita profundidade e sentimos frio em todas as páginas devido ao clima demonstrado.

Recomendo esse livro para pessoas que gostam de romances confusos, como os da Emily Griffin por exemplo.




1 comentários:

  1. Não conhecia o livro..Lendo a sinopse somente achei que iria gostar por causa da investigação e tal, mas pela sua resenha me desinteressei. Não faz meu estilo de livro.

    Adorei o blog e a resenha!! =)

    http://serieslivroseafins.blogspot.com/

    ResponderExcluir