21:12
0
A Conspiração Franciscana

A Conspiração Franciscana é um romance histórico religioso que fala sobre uma aventura de Conrad juntamente com a Amata, uma mulher completamente destemida e dedicada nos seus objetivos, que não possui medo do que está a sua espera e vai até o fim quando necessário.

Conrad é um personagem bem atípico, um eremita que não toma banho e possui um medo profundo de mulheres, o que no começo do livro chega a ser engraçado se não levarmos em consideração a época que a história representa e os conceitos que religiosos possuíam na época.

O começo da história é bem intrigante e empolgante, a sensação que temos é que conforme a história for ocorrendo ela ficará cada vez mais animada, o que resulta em querermos aumentar a velocidade de leitura para chegar as possíveis e esperadas cenas de ação.

Mas, não é exatamente isso que acontece, no meio do livro passamos por um bom momento de certa calmaria relacionada a essa investigação sobre o possível segredo da morte de Francisco. Só que essa pausa possui outros modos de ação que não envolvem Conrad, ele por muito tempo permanece em segundo plano na história mesmo sendo o personagem principal do livro.

A narrativa do livro é densa e pode ser considerada um pouco cansativa para pessoas que não estão acostumadas com esse estilo ou não apreciam certos rebuscamentos de linguagem e muitas vezes explicações prolongadas.

Ação em livro de romance histórico costuma ser instigante e não empolgante, nesse livro ocorre a mesma coisa, sentimos uma curiosidade de continuar o livro mas não de um modo que não desgrudamos os olhos da páginas, são ações calmas e menos violenta do que estamos acostumados com os dias atuais.

A sinopse do livro pode lembrar um pouco o famoso estilo do escritor Dan Brown, confesso que pensei que esse livro deveria ser uma versão melhorada dos desse autor (me desculpem se não gosto dele), mas não tem relação um estilo com o outro. John Sack é o tipo de literatura madura que é necessário atenção em suas páginas.

A Conspiração Franciscana é um bom livro para pessoas que gostam de polêmicas religiosas sem conflitos intensos e, também, de ver a força de uma mulher mesmo em uma época que ela não possuía voz para se defender.

Sobre a tão misteriosa conspiração, achei ela decepcionante. Durante o livro a sua curiosidade fica aguçada para nos finalmente (afinal, o segredo é mostrado bem no final), achar que o mistério talvez não merecesse tanto sacrifício, sofrimento e tanto tempo perdido para descobrir um fato como o demonstrado.

Recomendo esse livro para pessoas que gostam de uma literatura mais densa, gostem de assuntos religiosos e não se sintam agredidos quando aparecem fatos que podem ser contra vertentes à alguns pensamentos pessoais.

0 comentários:

Postar um comentário