21:24
0
O Conto da Ilha Desconhecida
O Conto da Ilha Desconhecida deve ser o livro mais curto que existe do José Saramago, mas isso não faz com ele tenha menos merecimento do que outros livros de sua autoria.

Em todas suas obras Saramago coloca alguma lição de moral ou análise sobre rumos tomados pela sociedade que nos fazem refletir assim que acabamos a leitura; ou até mesmo em seu miolo, só que tudo possui uma ligação e se passa no real, apesar desse conto ser como qualquer história comum, ficamos após sua leitura pensando se tudo ocorreu ou se é apenas alguma dessas análises do autor.

Esse é um ótimo livro para iniciantes no estilo do Saramago, pois muitos podem se assustar se pegam alguma outra obra dele, pois suas frases possuem pouca pontuação e não existe referências exatas de fala dos personagens e também quando um acaba e outro começa, isso se contar os parágrafos imensos que fazem com que tenhamos que ler duas páginas pelo menos para poder ler "só mais aquele parágrafo".

Pelo fato de ele ser curto, isso faz com que as pessoas se acostumem ao seu estilo e percebam se realmente desejam ler outras obras dele, vão entrando um pouco nesse ritmo Saramago que no começo pode ser considerado um pouco confuso, mas depois de se acostumar fica difícil de largar.

A simbologia dessa obra aparece do começo ao final e é preciso analisar os detalhes após sua leitura, pois muitas coisas podem passar batidas apenas como elementos da história, mas possuem um significado profundo para o seu fechamento e que deixa a trama mais rica em seu conteúdo.

Apesar de no título conter a palavra "Conto" e o livro possuir poucas páginas, a história possui um começo, meio ou fim que não deixa a sensação de trama joga ao léu que nos deixa sem respostas, pois tudo está presente em suas páginas.

Assim que pegar o livro do Conto da Ilha Desconhecida recomendo que abra sua mente e saiba analisar e refletir sobre o que está lendo, caso alguma coisa passe reto por sua visão, provavelmente quando acabar sua leitura conseguirá perceber o quanto aquele elemento foi importante e o seu significado.

Recomendo o livro para todos que queiram conhecer mais sobre o estilo de José Saramago ou para os já conhecedores e apreciadores de todas as suas tramas.

Infelizmente, pelo fato do livro ser curto e a simbologia ser tão profundo, impossibilita uma análise que não vá contar sobre a história para vocês, por isso ela acaba sendo curta, mas espero que gostem e depois venham comentar aqui sobre suas impressões.



0 comentários:

Postar um comentário