O Sonho de Eva

"...se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade Pular do edifício, sonho após sonhos, inúmeras vezes. Uma bela noite não sairia da cama e saltaria para a morte? Não? Continuaria me chamando de louco? Mas é o que acontece todo dia!" p. 8
Não existia jeito melhor de começar essa resenha do que com essa citação, pois ela expressa todo o contexto da história do livro Sonho de Eva, mostrando o quanto esse livro veio para se tornar inesquecível e nos perseguir até mesmo nos sonhos.

A narrativa desse livro é feita de modo tão simples e com uma musicalidade entre as palavras que não percebemos o tempo passando enquanto estamos lendo. As páginas passam e correm pelos nossos olhos como se fossem sonhos.

Sinceramente, acredito que esse foi um bom método de colocar um pouco sobre a própria experiência do autor em um livro, pois ele é um apreciador de assuntos que normalmente as pessoas não comentam por ai, como a alquimia, xamanismo e inclusive sonhos lúcidos.

Conseguimos a todo momentos perceber que o Chico prestou atenção em todos os detalhes de seu livro com uma pesquisa rigorosa para poder escrever com consistência sobre assuntos que envolvem ciência e neurociência.

Eva é uma personagem de personalidade forte e com pé no chão, mas infelizmente cheio de complexos psicológicos impostos por sua mãe que resultou em coisas não tão boas em sua vida, mesmo ela sendo uma mulher de grande sucesso em sua área de trabalho.

Em muitos momentos é um pouco difícil entender como a Eva consegue tomar algumas atitudes, sempre pensamos que se fossemos nós provavelmente seria diferente, mas ela sabe cuidar bem de suas emoções e ser racional em grande parte do tempo.

DreamGame é um projeto sensacional imaginado pelo Chico, com certeza se alguma empresa falasse que seria possível jogar em nossos sonhos seria sucesso de vendas. Afinal, nada melhor do que descansar e ao mesmo tempo poder viver grandes aventuras.

Em diversos momentos sentimos vontade de fechar o livro e abrir o Google só para pesquisar no que realmente consiste os sonhos lúcidos e alguns termos técnicos expostos no livro, mas não é colocado de modo que faça com que dificulte a sua compreensão da trama, essa vontade doida é apenas por curiosidade.

Todos os personagens que aparecem no decorrer das páginas são bem formados e com personalidade definida, não sentimos que algum é fraco na sua elaboração, todos foram elaborados nos mínimos detalhes a ponto de conseguirmos imaginar que atitude cada um deles tomaria em cada ação de nosso dia-a-dia.

Sonho de Eva é um livro de ficção que consegue nos deixar sem fôlego e tudo isso de um escritor brasileiro, não to falando isso querendo puxar o saco, até porquê, quem acompanha o blog sabe que quando a história possui defeitos eu comento, mas esse foi delicioso de ler.


Recomendo o livro para pessoas que gostam de tecnologia e ficção.




10 comentários:

  1. Oi Jessica,

    recebi esse livro para ler mas ainda não tive tempo, mas depois de tantas resenhas positivas só posso crer que seja de fato bom mesmo! Vou ver se consigo encaixa-lo nas proximas leituras! bjos e ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou super ansioso para ler Sonho de Eva, a literatura fantástica nacional tem me surpreendido bastante nos últimos meses, e pelas inúmeras opiniões positivas que leio sobre este livro acho que vale a pena arriscar.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A historia parece bem interessante!!Daquelas que faz vc devorar o livro!!Gostei muito mesmo!!Bem diferente!!Todas as resenhas que já li sobre são bem positivas oq é ótimo levando em conta que o livro é nacional!!Me enche de orgulho *-* Espero ter a oportunidade de ler em breve!!

    ResponderExcluir
  4. Estou super curiosa para ler Sonho de Eva, li varias resenha e opiniões positivas do livro...

    ResponderExcluir
  5. Adoro ficção científica e distopias e tou doida pra ler esse livro! A citação que vc usou me lembrou um pouco aquele filme A Origem, haha.

    Beijos!
    sobrecafeelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao blog pela divulgação de Autores nacionais. O livro O Sonho de Eva já começa a chamar a atenção pela capa,e fiquei surpresa pela resenha, interessante envolver ciência e neurociência. O mundo dos sonhos explorado de um forma intensa, muito curiosa para ler e descobrir se Eva vai chegar no fundo do mistério e descobrir sobre a morte misteriosa de sua irmã e ponde está seu filho.

    ResponderExcluir
  7. Assim que li a sinopse desse livro, me lembrei logo do filme "A Origem", pois aborda essa parada de sonhos lúcidos também. Um ponto positivo é saber que o autor fez um trabalho de pesquisa muito interessante em relação ao assunto, e não saiu jogando informações inventadas só pra causar mais impacto no livro.
    O que posso dizer é que gostei bastante dessa trama, e espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Já comecei a adorar o livro sem nem ler. O quote me lembro o filme "A Origem", que é meu filme favorito.
    Agora estou louca pra ver.

    ResponderExcluir
  9. Os livros nacionais estão com tudooooooooo !!! Super anciosa para ler e saber tudo em detalhes !!
    Bjus

    ResponderExcluir