22:35
6
O Motivo - Patrick Ness
Primeiro quero mencionar que o tema do livro é distópico, coisa que pouco gosto (ironia) e vocês que acompanham o blog já perceberam então devem imaginar como eram as minhas expectativas em relação a esse livro.

O Motivo é o tipo de livro que não pode ser deixado para amanhã de tão bem estruturada e boa a história dele é.

A história do livro (me baseando no que posso contar pela sinopse) é sobre um menino de 13 anos que sente alguma coisa diferente no ar onde vive, uma cidade habitada apenas por homens devido a um vírus que matou todas as mulheres, sabe qual o pior? Esse mesmo vírus fez com que todos os homens começassem a ter seus pensamentos em alto e bom som, não só eles como também os animais que vivem no local.

Agora imagine-se morando em uma cidade dessa? Em que nenhum momento de sua vida você possui o silêncio, que mesmo com os homens dormindo você consegue ouvir seus sonhos. Chega a ser assustador saber que a privacidade não existiria. Mesmo assim, os homens convivem em certa harmonia, mas não ficam em contato com as crianças. Como ainda falta certo tempo para Todd se tornar homem, na maior parte do tempo ele fica sozinho.

O Manchee é o cachorro de Todd e considerei ele um dos melhores personagens do livro, devido ao fato de que apesar dele ter a imaginação e raciocínio lógico limitado, ele se mostra sempre fiel e sabe perceber quando existe alguma coisa de errada no ambiente. Isso sem contar que ele deu bons motivos para rirmos durante o livro.
-Não é comida - eu digo de novo -, é só um cahorro.

Cachorro? Ele pensa e começa a seguir Manchee de novo, tentando mordê-lo com seu bico.  O bico não dá medo nenhum, é como ser bicado por um ganso, mas Manchee não pe acertado nenhuma vez, pulando pra fora do caminho e latindo, latindo, latindo.  (p. 97)
É impressionante como não conseguimos respirar entre as páginas escritas por Patrick Ness, ele consegue constituir quase 450 páginas de pura ação. Os momentos em que relaxamos são poucos e rápidos. Pelo fato de a dinâmica ser intensa, prende a atenção do leitor de modo que não queremos largar o livro para fazer o que realmente precisamos.

Em certo momento aparece um personagem com um sotaque caipira que foi muito bem traduzido pela editora Pandorga. De tanto lermos o caipira nos diálogos, em certos momentos acabamos lendo frases que estão escritas normais como se estivessem acaipiradas.

Outro motivo de elogio a esse livro é o efeito visual dele, isso mesmo, o livro possui efeito visual na sua escrita. Os pensamentos são escritos com uma fonte completamente diferente de todo o resto, é como se pudéssemos sentir como o próprio Todd deve ter se sentido enquanto ouvia os pensamentos.

Um fato interessante é que Patrick escolheu escrever o livro de forma coloquial e a editora resolveu manter do mesmo modo, adaptando apenas os pequenos erros para o português, é como se ao invés de eu escrever "tesoura" colocasse "tissoura" que é o jeito que os paulistas falam essa palavra, esse artifício conseguiu mais ainda dar a sensação de real ao livro.
 - Tô perguntano - a voz diz - o que exatamente autoriza vocês dois a sair queimano e destruíno a ponte dos outros.  (p.134)
Enfim, o livro é maravilhoso. Bem escrito, personagens estruturados e trama envolvente. Vocês possuem O Motivo para ler O Motivo. Todos que gostam de ação, aventura, distopias e ficções científicas vão apreciar esse livro.

Para finalizar, só quero falar sobre um defeito, relaxem, não é sobre o livro em si, só para deixar bem claro que O Motivo é o primeiro volume da série Mundo em Caos. Quando será que serão lançados os próximos volumes? Só sei que esperarei ansiosa para ter a continuação em minhas mãos.


6 comentários:

  1. Poxa, que legal! Ao que parece, você simplesmente amou o livro, né?rsrs Fiquei interessada. Gosto bastante desse gênero.
    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente amei mesmo o livro, tanto que favoritei ele, doida para ler os próximos volumes.

      Espero que você também se apaixone pela história quando ler.

      Bjsss

      Excluir
  2. Para ler a resenha do segundo livro da série "Mundo em Caos" eu vim ler essa HAHA Então, já passo na segunda u_u

    Eu achei que essa resenha ficou com um "gostinho de quero mais" perfeito, porque EU NUNCA OUVI FALAR DESSA SÉRIE e a resenha me deixou querendo saber da história na íntegra. Um mundo onde nada é "privado" é intrigante, afinal, o autor tem que discorer os diálogos mais frequentemente (narrando toda hora), ou ele não faz isso?

    A leitura é em primeira ou terceira pessoa?!

    AAAAHHHH, agora fiquei com vontade (amo distopia) <3 E você deu uma comentada no visual do livro também né? Adoro quando as editoras inovam e capricham nisso também 8D

    Vou ler a resenha do segundo livro agora u_u/

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamp, adorando suas visitas aqui no blog com esses comentários imensos ahauhauhau.

      Ele discorre a todo momento diálogos, é torturante imaginar um mundo onde qualquer coisa que você pensa todos escutam.

      Menina, agora que ouviu falar dessa série corre para comprar, ela é perfeita, sou completamente apaixonada por ela.

      A narrativa é em primeira pessoa, não sei se você gosta disso, eu gosto de todas.

      Adooorooo também esses caprichos, ele fez o livro se tornar melhor ainda, quando você ler vai entender o por quê de eu ter falando isso.

      Vou lá ver se comentário no segundo volume.

      Beijosss

      Excluir
    2. Oie Jéssica (=

      HAHAHAHA, desculpe. Eu acabo me empolgando q hehe

      Sim, acho que a palavra torturante é bem melhor 8D Afinal, só já somos criados num mundo onde todos tem seus segredos!

      Eu estou de olho já garota. Só que R$40,00 cada volume é muito caro u_u Eu tenho que tentar achar uma promoção! HAHAHA Eu dei uma olhada e vi que não lançaram o terceiro volume... vai que se eu esperar um pouquinho +, eu consigo comprar um box com os três 8D

      Eu gosto de todos os tipos, cada livro é diferente do outro então os POV's não atrapalham nas minhas escolhas.

      Não me deixa com vontade garota u_u Hum. HAHAHAHA Brincadeira. Um que o acabamento é bem legal é o "Coração de Tinta" da Cornelia Funke. A trilogia é tão bem trabalhada nos detalhes, algumas ilustrações do livro me ajudaram a fazer o personagem pq/ algumas descrições eram difíceis de compreender HAHAHAHA

      Ok! Já vejo sua resposta!

      Beijão

      Excluir
    3. Coração de tinta eu ainda não li, acredita? Mas vive na minha lista de desejados porque dizem que a história é ótima, além desse acabamento que você mesma disse.

      Beijosss

      Excluir