Essa série é
indicada para pessoas que gostam de literatura policial, na verdade, eu sempre
achei que odiava esse tipo de literatura até ler esse livro que abriu o apetite
por esse estilo. O jeito que Larsson consegue levar a história desperta a
imaginação e a vontade de grudar no livro.
No começo da história confesso que fiquei um pouco perdida, mas em pouco tempo o livro começa a te envolver e com duas histórias paralelas, a do Mikael Blomkvist, um jornalista que acaba de ser condenado e se afasta da revista na qual escreve e a Lisbeth Salander, uma menina muito doida que todos acreditam possuir problemas mentais, mas acaba se mostrando mais esperta do que qualquer um pudesse imaginar.
Em diversos momentos do livro ficava pensando qual era a importância da Lisbeth Salander no contexto da pesquisa do Mikael, me arrependi de achar que ela não faria diferença. Depois que ela entra na investigação da família Vanger, parece que a história realmente deslancha, chega a se tornar viciante e ela tem um papel fundamental nesse desenvolvimento.
Larsson consegue no livro criar diversos tipos de discussões sociais, de violência à mulher, moral, política, sexo, famílias tradicionalistas e diversos outros, é o tipo de livro que podemos ficar horas discutindo sobre os temas abordados e ainda assim surgirá um novo.
Quando começar a ler esse livro, não se deixe levar pelo começo dele, ele é bem tedioso e dá um pouco de vontade de largar, é um pouco exagerado na descrição, mas mesmo com esse começo tediante, compensa todo o resto.
O final da investigação de Mikael com Lisbeth é completamente surpreendente, isso sem contar que ficamos o livro todo tentando adivinhar o que aconteceu para Harriet desaparecer e como que o Henrik continua recebendo suas flores em todo aniversário.
Uma coisa que me deixou bem curiosa é de como será o próximo livro, o livro acaba de um modo bem fechado, não consegui achar abertura para uma continuação, mas assim que possível, com certeza vou pegar ele para ler e conferir isso.
Oi Jéssica!
ResponderExcluirMeu Deus, estava super interessada nesse livro e agora estou mais ainda! Alguns poucos que li desse gênero, já consegui ficar extremamente nervosa e grudada no livro, só estou imaginando como será com "Os Homens que Não Amavam as Mulheres". Pena que vou ter que esperar um pouco para colocar minhas mãozinhas nele :/ Mas ainda assim espero que não demore tanto! Adorei a resenha, soube manter o mistério do livro e deixou bem aparente o quanto ele é viciante! ;)
xx
Vê
Only The Strong Survive
Oie! Ai, O submarino estava com uma promoção bem legal. Era o box da trilogia e estava bem barato até... Pena que esgotou. Gostei muito da sua resenha e tenho muita vontade de ler esse livro.
ResponderExcluirAdorei.
Beijos.
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel