A Sabedoria do Condado - Noble Smith
Esse livro não poderia ter sido publicado em época melhor. Afinal, estamos vivendo a febre pelo mundo da Terra Média, por causa do lançamento da primeira parte da história do Hobbit, que tem sido grande sucesso no cinema e trazido mais pessoas para o universo de Tolkien, que já possuía milhares de fãs pelo mundo.

Apesar de A Sabedoria do Condado poder ser considerado um livro de autoajuda, ele é completamente diferente do que estamos acostumados, pois ele pega uma ficção para demonstrar como ela possui ensinamentos necessários, profundos e fundamentais para se levar uma vida mais simples, feliz e tranquila.

Durante todo o livro, Noble demonstra passagens e nos relembra de fatos sobre os livros de Tolkien, então esse detalhe pode ser considerado um pouco desagradável para as pessoas que não leram nenhum livro, até porque a leitura se torna muito mais agradável quando já lemos pelo menos os principais do autor.

O interessante é que conseguimos perceber lições de vida que muitas vezes podem ter passado desapercebidas enquanto líamos O Senhos dos Anéis, Hobbit, Tom Bombadil e diversos outros que temos já publicados no Brasil. Um bom exemplo disso é o fato de que muitas vezes quando temos o poder em nossas mãos, é muito mais fácil achar modos de sermos maldosos ao invés de tentar sempre achar o lado bom da nossa responsabilidade, tentando melhorar o mundo, como o Frodo que foi forte mesmo com o Um Anel em seu poder e lutou contra o poder dele para conseguir destruí-lo.

Outras coisas que fazem muito bem para a nossa vida e são demonstradas no livro é ter uma casa aconchegante, as vantagens de uma boa amizade, o prazer de comer e beber, ter o seu próprio jardim e a convivência em grandes grupos, coisas que muitas vezes sabemos e não colocamos em prática.

De certo modo o Sabedoria do Condado é um livro de autoajuda melhorado para pessoas fãs da Terra Média e também os diversos nerds que apreciam a literatura épica, além de as anotações e observações sobre a vida de Tolkien, análises sobre os personagens e fatos curiosos que talvez você ainda não possua conhecimento. Terminando a leitura, você se sentirá cada vez mais um Hobbit, e é bom destacar que eles são seres que vivem muitos anos, além de terem uma vida muito saudável.

Recomendo o livro para apreciadores de Tolkien e também para quem deseja melhorar sua vida lendo um livro que seja descontraído e envolvente.



14 comentários:

  1. Jéssica, eu poderia jurar que esse livro seria algo mais semelhante a um guia sobre a vida dos hobbits, mas confesso que não gostei muito dessa pegada de "autoajuda". Nada contra quem lê, mas é um gênero que eu não consigo apreciar.
    Talvez, no entanto, eu esteja sendo equivocada. E se tem alguma coisa boa, posso dizer que adorei o kit do livro <3 haha Lindo, como sempre.
    Curti a resenha =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, quando eu li sobre o lançamento do livro, eu tive a mesma impressão. Mas ele pega como levamos a nossa vida hoje em dia e como poderia ser melhor vivida como um Hobbit. Mesmo tendo esse detalhe de autoajuda, é um livro interessante por mostrar como podemos pegar a ficção e inserir em nossas vidas para melhorá-la.
      Nossa, nem me fale. Fiquei completamente apaixonada pelo kit, é o que mais gostei até hoje.
      Beijosss.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Leia sim Mi, aí depois podemos conversar sobre ele. Mas, só por curiosidade, você leu as obras de Tolkien?

      Excluir
  3. Adorei esse livro pela parte Hobbit dele. Vi essa palavra e corri querendo o livro, vendo resenhas e opiniões. Parece bem bom *-*
    Com certeza quero!

    ResponderExcluir
  4. Quando vi a parte da autoajuda já fiquei com o pé atrás, mas sua resenha é tão envolvente que fiquei com vontade de ler o mais rápido possível.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser interessante pelo fato de que mostra um novo ponto de vista a respeito de Hobbits e o ser humano atual, se bem que assim como a Ana Ferreira, eu também tive a impressão de que tem aquele fundo de auto-ajuda e, sinceramente, não tenho muita paciência pra livros desse tipo. No entanto, pela sua resenha e por se tratar de um universo que gosto muito, vou procurar ler. Afinal, mesmo se for de auto-ajuda, é sempre bom variar os gêneros literários e nem tudo é 100% perdido. Sempre pode-se aproveitar alguma coisa.
    Abraço, Mayara

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha...Quero muito ler o livro...

    ResponderExcluir
  7. Já li O Senhor dos Anéis e assisti os filmes.
    A Sabedoria do Condado explora todo o mundo que Tolkien criou e consegue ainda fazer uma análise crítica de tudo que gira ao redor desse meio.
    Uma das coisas mais interessantes sobre o livro foi a grata surpresa onde é um livro sobre “O Hobbit”, mas também é um livro sobre nossos problemas,defeitos,costumes.
    É a realidade do mundo Hobbit: pensamentos,atitudes,cotidiano,realidade...
    Apresenta desde as encantadoras moradias nas rochas,até as práticas viver com a natureza.
    Um livro encantador sobre o mundo encantado de ‘O Hobbit’.

    ResponderExcluir
  8. Até hoje, ainda não li nada do Tolkien, infelizmente! Mas quero muito conhecer o universo desse autor. Achei até curioso esse livro ser considerado um auto-ajuda, pois nunca vi um livro desse gênero sendo desenvolvido baseado em histórias épicas fantásticas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. sempre tenho pé atrás em sei lá, curtir um livro de comentador de algum livro que já li exceto os da faculdade, mas nos últimos tempos estou me dando o prazer de ler livros sobre SDA e O Hobbit e estou curtindo mt... pela resenha parece que A Sabedoria do Condado é legal e bem escrito então espero poder ler...
    @ihatehorror

    ResponderExcluir
  10. Apesar de aina não ter lido "O Hobbit", achei bem bacana o lançamento da Sabedoria do Condado. Acho que tem tudo a ver, até porque as "lições" que aparecem no livro podem muito bem ser seguidas por qualquer um e só vai melhorar a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li O Hobbit , mas não sou muito fã de livros desse gênero !!!! O que tá pegando é essa auto ajuda que tem nele !!
    Bjus

    ResponderExcluir