22:32
3
Stef, a Sobrevivente - Vera Lúcia Claro
Antes de começar a falar da história vou falar sobre o trabalho gráfico do livro que é muito bom, a qualidade das folhas é de revista (mas cansa um pouco a vista por causa do brilho) o que faz com que o livro dure mais. Único problema é as fontes sem serifa, vivo falando que isso torna a leitura cansativa e pode transformar um livro bom em péssimo.

Agora, vamos a história, que realmente não é ruim, mas eu senti a escritora imatura apesar de ter experiência de anos em poesia.

Todos os personagens são muito infatis e imaturos, mesmo vivendo diversos momentos de horror não conseguem amadurecer e fica difícil conseguir acreditar na história, até mesmo um major sendo imaturo fica difícil, não?

Outra coisa que incomoda um pouco na escrita da Vera Lúcia é o fato de algumas vezes ela não conseguir dar uma boa continuidade de um capítulo para outros, sentimos um espaço vazio. Isso chega até mesmo a acontecer dentro de um mesmo capítulo. Sem mudança de letra ou espaço ela coloca o presente e o passado, e demora um tempo para percebermos que o tempo mudou.

Stef tem absolutamente nada de heroína, é simplesmente levada pela história e faz nada de útil. Chega a ser resoltante ela parecer em muitos momentos um princesa flutuando no inferno. Lógico que ela tem seus momentos de próprio inferno e ficamos com muito dó dela, mas quem passa por tudo que ela passou deveria ser muito diferente de como ela ficou no final do livro.

Última coisa que vou falar para a Vera Lúcia melhorar no livro é para ser menos repetitiva. Eu já tinha entendido como era os olhos e o cabelo dela no começo do livro, não precisava ter lido isso umas 5 ou 6 vezes no decorrer de todo o livro.

Acredito que a Vera seria uma boa escritora de livros infanto-juvenis, os personagens dela lembram bastante os desse gênero.

Bem, Stef é um livro cheio de pequenos defeitos, mas mesmo com eles é um livro muito bom e aconselho para pessoas que gostam da temática de Segunda Guerra Mundial.

Acabei de descobrir que o livro é trilogia. Mais uma? Não sabia disso, por isso que achei o final muito vago. O que será então que espera por Stef nos próximos? Espero que os outros sejam um pouco melhores que esse.


3 comentários:

  1. Poxa, parece ser bem legal! :-)

    Abraços!
    Igor Gouveia
    http://25conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Até então nunca tinha ouvido ou visto algo sobre esse livro. A capa é até que bem bonita, porém não é o tipo de livro que mais gosto de ler, para ser sincera não gosto nada quando a repetições demais :( Enfim, adorei a sinceridade e a resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  3. Já li este livro e concordo com você, mas não sabia que era triologia
    Adoro ler sobre guerras, poderia me indicar alguns livros com esse tema? Obrigada rs (:

    ResponderExcluir